Levando em conta que, há cinco anos, Hong Kong é uma região administrativa especial da China, e portanto faz parte do território Chinês, conclui-se que a China foi, no primeiro semestre de 2012, o segundo maior importador da carne de frango brasileira, perdendo apenas para a Arábia Saudita e deixando o Japão para trás, este que, por muito tempo, foi o principal adquirente do produto brasileiro.
Hong Kong e China, isoladamente, colocam-se na quarta e quinta posições, respectivamente. A soma de suas receitas chega a US$13,4 milhões, enquanto em volume as exportações chinesas ficaram somente quatro mil toneladas aquém das importações sauditas.
De acordo com dados da Avisite, a queda das vendas para o Japão foi compensada, quase que totalmente, com o aumento de vendas para a China. O Japão adquiriu 35,5 mil toneladas a menos e a China 35,2 mil toneladas a mais. Mesmo assim, os cortes exportados para a China tem muito menos valor agregado que os exportados para o Japão. Consequentemente, o aumento da receita da China não conseguiu cobrir nem a metade da redução da receita do Japão.
Fonte: Avicultura Industrial
Adaptação: Portal Suínos e Aves
Conheça os Cursos de Planejamento e Produção de Frango de Corte!
Veja outras publicações do Portal Suínos e Aves:
Melhoramento genético dos suínos para a produção de uma “carne magra”
AveSui América Latina 2012 revela força e tradição através de expressiva participação
Crise na Suinocultura: desistir ou buscar alternativas?