Enfermidade aguda e crônica caracterizada por corrimento nasal, espirros e inchaço da face baixa dos olhos, a coriza infecciosa, é uma doença que está presente em criação de fundo de quintal, de aves exóticas e industriais. É causada pela bactéria Haemophilusgallinarum.
Surge em lugares úmidos e batidos de ventos frios, assim como em abrigos mal construídos causando perda de apetite; espirros, tosse e dificuldade de respirar; congestão das vias respiratórias; descarga nasal serosa e purulenta; inchaço na face e barbelas; emagrecimento; morbidade e mortalidade alta. O tratamento é feito com medicamentos antibióticos, indicados pelo médico veterinário.
A transmissão da doença ocorre pelo contato direto com aerossóis em suspensão no ar de aves doentes e pela contaminação da água, alimentos e instalações, principalmente na época de chuvas.
Para se prevenir a coriza é preciso higienizar as instalações, isolar as aves doentes, dividir os lotes em idades, vacinar o plantel e remover as aves que apresentarem face inchada, pois essas serão portadoras da doença.
Fonte: Agronegócio Aviário
Adaptação: Portal Suínos e Aves
Conheça o Curso sobre Alimentos e Alimentação de Frangos de Corte
Veja outras publicações da Portal suínos e aves:
Saiba um pouco mais sobre a situação do mercado de aves de corte no Brasil
Chegou a hora da entrada de novas tecnologias na avicultura nacional