As exportações brasileiras de carne de frango somaram 1,987 milhão de toneladas no primeiro semestre de 2012, volume 3,07% superior ao registrado no mesmo período em 2011, quando atingiu 1,928 milhão de toneladas, segundo a União Brasileira de Avicultura (Ubabef).
Em nota a entidade informa que com esse resultado, as projeções da Ubabef apontam um saldo total acima de 4 milhões de toneladas exportadas no ano corrente.
A receita no primeiro semestre caiu 4,51%, para US$ 3,819 bilhões. Já no comparativo mensal, houve queda nas exportações. Em volume, foram 307,1 mil toneladas embarcadas em junho, resultado 7,28% menor em relação ao mesmo período de 2011. Em receita, a redução foi mais expressiva, de 21,25%, com US$ 551,8 milhões de saldo.
De acordo com Francisco Turra, presidente executivo da Ubabef, no mês de maio as exportações brasileiras atingiram recorde histórico, com 374 mil toneladas, pois alguns países importaram grandes volumes nesse mês. Essa importação massiva influenciou o resultado de junho, pois pequenos estoques se formaram na passagem do mês.
A forte queda na receita mensal, segundo Turra, não impediu que houvesse crescimento de 1,6% na receita das exportações em reais, graças à taxa cambial. No acumulado do ano, esse resultado é ainda maior, com aumento de 9,4%.
Na nota, o presidente executivo da entidade disse ainda que o dólar elevado tem garantido a sustentabilidade dos negócios das empresas, o que não justifica a falta de crédito para o setor agroindustrial brasileiro, como vem ocorrendo por parte de instituições financeiras públicas e privadas.
Segundo ele, há a necessidade, no entanto, de medidas de apoio que permitam ao país uma maior tranquilidade, como, por exemplo, a desoneração da folha de pagamento e a inclusão de todos os produtos avícolas entre os beneficiados pelo Reintegra.
Fonte: Rural Br
Adaptação: Portal Suínos e Aves
Conheça o Curso de Planejamento e Produção de Frango de Corte!
Veja outras publicações do Portal Suínos e Aves:
A importância da Biosseguridade em Granjas de Suínos
Evolução no quadro do surto de gripe aviária no México Crise da suinocultura leva a perda de propriedades rurais em Santa Catarina
Crise da suinocultura leva a perda de propriedades rurais em Santa Catarina