Segundo informações do MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, analisadas pela Seapa, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o primeiro trimestre desde ano registrou, aproximadamente, vinte e cinco milhões de dólares exportados de carne suína mineira.
O volume de carne embarcado apresentou crescimento de 186,4% em comparação com o mesmo período do ano passado, cerca de nove mil toneladas vendidas. O número de carne exportada foi também recorde, aumento de 11,1%, representando quase três mil toneladas. O principal destino foi a Rússia, responsável por compras de 11,3 milhões de dólares.
A assessora técnica da Spea, Superintendência de Política e Economia Agrícola, Márcia Aparecida de Paiva Silva, informou que “entre o primeiro trimestre de 2011 e o de 2012, as exportações brasileiras de carne suína ficaram praticamente inalteradas, com incremento de 1,3%. Dessa forma, entre os dois períodos, a participação de Minas, nas exportações brasileiras de carne suína, passou de 2,5% para 8,0%”.
Os bons números mineiros não se comparam às exportações nacionais que passaram por quedas. Minas Gerais foi beneficiado por fatores como a ampliação do valor médio e o aquecimento das compras dos mercados de destino, além do crescimento do número de importadores de carne suína, originária dos frigoríficos estaduais, que passou de dezoito para vinte e um países.
Fonte: Suínos
Adaptação: Portal Suínos e Aves
Conheça o Curso de Planejamento e Administração de Suinocultura
Veja outras publicações da Portal suínos e aves:
Material genético e raças de frangos de corte
Suínocultura tem sido de constantes oscilações
Mercado de ovo continua estagnado