Entre os dez maiores importadores de carne de frango brasileira, a classificação se alterou no primeiro semestre deste ano, com a inclusão do Egito neste ranking.
Mas pouco se modificou no volume total exportado, pois algumas regiões do mundo aumentaram as compras da carne, mas países do Oriente Médio reduziram suas taxas de importações na comparação com o mesmo período trimestral de 2011, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da União Brasileira de Avicultura (Ubabef).
O subcontinente asiático é o maior comprador de carne aviária brasileira, concentrando nos três meses iniciais de 2012, quase 320 mil toneladas importadas do produto, representando uma queda de mais de 12% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Mas balanceando as exportações, outros países asiáticos não pertencentes ao Oriente Médio, aumentaram a comercialização de carne de frango brasileira em 16,8%, além de países africanos, que no somatório dos compradores, ascenderam 40% suas compras da proteína aviária.
Mesmo com a baixa de compra entre os “dez mais”, o restante dos países compradores, somando-se mais de cento e vinte nações, as importações totalizaram quase um bilhão de toneladas de carne de frango, aumento de aproximadamente 5%.
Fonte: Agrolink
Adaptação: Portal Suínos e Aves
Conheça o Cursos de Planejamento e Produção de Frango de Corte
Veja outras publicações do Portal Suínos e Aves:
Suíno vivo tem alta nos preços
Saiba um pouco mais sobre a situação do mercado de aves de corte no Brasil
Saiba mais sobre a influenza Suína