Para produção de frango de corte, o planejamento e a instalação dos equipamentos aviários são quesitos de suma importância. Nas Boas Práticas de Produção na criação de frangos de corte, é necessário que o produtor esteja atento ao ambiente, aos resíduos de produção, a outros resíduos da atividade, odores e poeiras, manejo dos resíduos e segurança ambiental.
Assim para que a produção não resulte em impacto ambiental é recomendado o uso de um Plano de Manejo Ambiental da Propriedade. O plano deve considerar a avaliação dos impactos ambientais e as medidas que serão tomadas e o programa de monitoramento das ações, pois a atividade se relaciona com os recursos naturais internos e externos.
Para resíduos oriundos da produção de frango (cama, poeira, odor, água de lavagem e carcaças de aves) é importante que se faça uma correta coleta. Deve-se separar o lixo orgânico do inorgânico; providenciar recipientes seguros para armazenagem das embalagens usadas de produtos veterinários; realizar a tríplice lavagem dos recipientes sem descartar a água no ambiente, levando-a para tratamento. Os resíduos da atividade também devem ser tratados para que não contaminem o meio ambiente.
Para evitar as emissões de odores e poeiras, que são prejudiciais à saúde do homem e dos animais, o recomendado é manter as instalações limpas, sem acúmulo de resíduos, dispor de estruturas construtivas e de ventilação, optar pela incorporação dos resíduos ao solo, em forma de adubo. A distribuição dos ventos dominantes no local deve ser considerada, para que eles não levem os resíduos para as áreas de concentração humana e animal.
No momento de escolher o melhor manejo para os resíduos algumas características devem ser levadas em conta:
- Disponibilidade de capital e mão de obra,
- Ampliação do plantel de animais e alteração nos padrões e exigências da legislação ambiental.
Para comercializar alguns resíduos como fertilizante o avicultor precisa consultar o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Em relação à segurança ambiental o avicultor deve buscar sempre melhorias nas condições ambientais do local e de seu entorno. Adotar estratégias como programas nutricionais, para reduzir o poder poluente das excretas, é uma alternativa viável.
Fonte: Portal Dia de Campo
Autor(a): Margareth Santos
Adaptação: Portal Suínos e Aves
Conheça os Cursos de Planejamento e Produção de Frango de Corte
Veja outras publicações do Portal Suínos e Aves:
Crise na Suinocultura: desistir ou buscar alternativas?
Liberada a exportação da carne suína brasileira para a argentina
Exportação brasileira de frango no primeiro semestre aponta avanço na exportação